Repórter Popular | Declaração pública das Universidades de Rojava e Kobane (Curdistão)

As universidades de Rojava e Kobane lançaram, no dia 10 de outubro, uma declaração ao público que foi lida em árabe, curdo e inglês, em frente ao prédio da Universidade de Rojava na cidade de Qamishlo, com a presença de dezenas de administradores, professores e estudantes das duas universidades.

Além de traduzir a declaração, nós da Resistência Popular Estudantil – Floripa convidamos todas as organizações estudantis, entidades acadêmicas e de luta sindical no campo da educação superior a se posicionar em defesa das universidades do Curdistão, ameaçadas pelo ataque genocida do Estado turco, e somar esforços junto ao povo curdo, que construiu nos últimos anos uma incrível experiência revolucionária no Oriente Médio, pautada no anticapitalismo, no feminismo, na ecologia, na democracia de base e no respeito entre os diferentes povos e religiões da região.

À OPINIÃO PÚBLICA

Nós, enquanto universidades de Rojava e Kobane, afirmamos que a história testemunha outra conspiração contra nosso povo de resistência. Por sete anos, o povo curdo de Rojava e do Norte da Síria respondeu aos ataques de mercenários que vieram de todo o mundo e, assim, defendeu toda a humanidade. Hoje, no entanto, esse povo de resistência enfrenta um ataque internacional sistemático. Embora seja visível que o Estado turco está lutando, há forças internacionais por trás dele. Essas forças, que haviam apoiado a resistência do povo curdo contra o Estado Islâmico, hoje, por seus interesses sujos, aceitam e até mesmo participam do ataque que mira os curdos.

Cidadãos da Rússia, Estados Unidos e de outros países foram mortos pelo Estado Islâmico, com a coordenação do Estado turco. Mas hoje essas mesmas forças abrem caminho para o Estado turco – que adota o Estado Islâmico e seus mercenários para cometer massacres dos neo-otomanos contra o povo curdo.

O Estado turco e seus mercenários do Estado Islâmico, Jabhat al-Nusra, Ahrar al-Sham e outros, atacam todo lugar onde haja valor social, histórico e científico, para destruir, matar e saquear. O mundo inteiro está assistindo a sabotagem do Estado turco e seus mercenários em Afrin, Palmyra, Mosul, Raqqa e Husankaif.

Nós, enquanto professores, estudantes e equipe das universidades de Rojava e Kobane, apesar dos ataques do Estado turco, buscamos construir ciência e conhecimento nos últimos três anos. Infelizmente, hoje, todos os esforços, valores e virtudes das universidades e escolas estão sob sério risco frente ao terrorismo de Estado e dos mercenários.

Nós, nas universidades de Rojava e Kobane, defendemos que a ciência e o conhecimento são, acima de tudo, valores sagrados da sociedade, da ética e da decência. Nós seremos dignos desses valores e resistiremos até o fim. Enquanto isso, apelamos a todos os pesquisadores, universidades e entidades científicas internacionais que condenem esses ataques bárbaros, levantam suas vozes e tomem uma atitude contra eles. Para que lembremos que a ciência, o conhecimento e a cultura são os princípios da dignidade humana…

Vida longa à resistência de Rojava / Norte e Leste da Síria!
Morte à conspiração!

Universidades de Rojava e Kobane,
10 de outubro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *